A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou uma operação de fiscalização em uma área de floresta amazônica no município de Apiacás, no Nortão de Mato Grosso, que resultou na apreensão de seis maquinários e na aplicação de aproximadamente R$ 130 mil em multas.
A ação ocorreu na última semana e foi coordenada pela Unidade Desconcentrada de Alta Floresta, com apoio da Força Tática da Polícia Militar. A operação integra as etapas da Operação Amazônia, programa voltado ao combate ao desmatamento ilegal no estado.
A equipe foi mobilizada após um alerta emitido pela plataforma PLANET/SCCON, sistema de monitoramento em alta resolução que identifica desmatamentos em tempo real. No local indicado, os fiscais confirmaram a destruição de vegetação nativa da Amazônia e a exploração seletiva de madeira sem qualquer autorização ambiental.
De acordo com a Sema, a área degradada em 2025 chegou a 13,4 hectares. Além das infrações ambientais, também havia uma grande quantidade de madeira nativa estocada ilegalmente na propriedade.
Durante a operação, foram apreendidos e repassados à prefeitura de Apiacás:
1 trator
1 pá carregadeira
1 caminhão
2 reboques
1 motosserra
Cerca de 210 m³ de madeira nativa
A Sema reforçou que novas ações devem ocorrer na região como parte do plano estadual de enfrentamento ao desmatamento ilegal.