A BR-163, considerada a principal artéria logística do Mato Grosso, está passando por uma transformação histórica com as obras de duplicação em andamento. A rodovia, que concentra o escoamento de soja, milho e outros grãos rumo ao Porto de Miritituba e aos centros de distribuição do país, começa a ganhar mais segurança, agilidade e infraestrutura.
De acordo com o coordenador de operações da Nova Rota do Oeste, David Carpezani Filho, o tráfego atual varia entre 2 mil e 3 mil caminhões por dia, evidenciando a importância da duplicação para o futuro da produção e transporte no estado.
Desde 2023, quando a Nova Rota do Oeste passou ao controle do governo estadual, foi lançado o maior pacote rodoviário em execução no Brasil: mais de 400 km de pista duplicada, novas pontes, viadutos e passarelas. O plano de investimento é estimado em R$ 9 bilhões, financiados pelo Estado, pelo BNDES e pela arrecadação dos pedágios.
A expectativa é que a primeira grande entrega ocorra no próximo ano, com a duplicação completa entre o Posto Gil e Sinop. Atualmente, a rodovia já conta com 18 bases operacionais, nove praças de pedágio, cerca de 500 câmeras de monitoramento e apoio da Polícia Rodoviária Federal.
Além disso, ambulâncias equipadas com desfibriladores, monitores cardíacos e medicamentos vêm garantindo mais segurança aos motoristas. O médico socorrista Rodrigo Mustafa relata que a redução nos acidentes já é perceptível nos trechos duplicados.
As obras também impactam vidas fora do tráfego. Trabalhadores como Fábio, operador de máquinas, afirmam que o emprego no projeto tem garantido renda e permitido investir em estudos.
Outro avanço é a implantação de internet 4G em pontos estratégicos da BR-163, ampliando a conectividade e oferecendo comunicação em tempo real.
“O compromisso é garantir trafegabilidade, conforto e segurança em uma rodovia que nunca para”, reforçou José Aparecido dos Santos, presidente do conselho de administração da concessionária.