Reprodução Instagram: @rodrigangaoficial
Reprodução Instagram: @rodrigangaoficial

Prefeito de Sorocaba é afastado por suspeita de corrupção na saúde pública

O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), conhecido como o “prefeito tiktoker”, foi afastado do cargo nesta quarta-feira (6) por decisão da Justiça Federal, após pedido da Polícia Federal (PF). A medida faz parte da segunda fase da operação Copia e Cola, que investiga desvios de recursos em contratos emergenciais da área da saúde.


Segundo a PF, o caso envolve a contratação de uma organização social sem fins lucrativos pela Prefeitura de Sorocaba, por meio de contrato emergencial. A entidade é suspeita de ter servido como canal de propina e lavagem de dinheiro.


Durante a operação, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3). A Justiça também determinou o sequestro de bens avaliados em cerca de R$ 6,5 milhões e aplicou medidas cautelares, como suspensão de função pública e proibição de contato entre investigados.


Entre os presos está o empresário Marco Mott, apontado como amigo próximo do prefeito e suposto intermediário de propinas. Uma segunda pessoa também foi detida. Manga, entretanto, não é alvo de mandado de prisão.



Prefeito reage nas redes sociais


Em vídeo publicado no Instagram, Rodrigo Manga afirmou estar em Brasília, onde teria ido ao Palácio da Justiça. Ele associou o afastamento à sua atuação política e alegou perseguição:


“Os caras tentam tirar do jogo qualquer um que ameaça a candidatura deles. Eu não vou desistir de Sorocaba, não vou desistir do Brasil. Deus não falha”, disse o prefeito.




Vice-prefeito assume o comando


Em nota, a Prefeitura de Sorocaba informou que o vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto assume interinamente o cargo, “garantindo a plena continuidade dos serviços públicos e o funcionamento regular da administração municipal”.



Histórico de investigações


Esta é a terceira investigação envolvendo Rodrigo Manga.

Na primeira fase da operação Copia e Cola, deflagrada em abril de 2024, a PF já havia cumprido mandados de busca na Prefeitura de Sorocaba, na casa do prefeito e na Secretaria de Saúde.

A investigação começou em 2022, apontando fraudes na contratação de organizações sociais, lavagem de dinheiro e movimentações imobiliárias suspeitas.


Além disso, Manga também foi citado em outras apurações sobre desvios em contratos da saúde e na compra de kits de robótica.



Perfil do “prefeito tiktoker”


Rodrigo Manga, no cargo desde 2021, ganhou destaque nacional por sua forte presença nas redes sociais, com 3,8 milhões de seguidores no Instagram e 3,3 milhões no TikTok.

Reeleito em 2024 com 73,75% dos votos, o prefeito é visto como um dos principais nomes da direita paulista e possível pré-candidato ao governo do estado em 2026, caso o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) dispute a Presidência da República.



Investigados podem responder por:

Corrupção ativa e passiva

Peculato

Fraude em licitação

Lavagem de dinheiro

Contratação direta ilegal

Organização criminosa

Você pode compartilhar esta noticia!

author

Redação GNMT