Ministro Alexandre de Moraes decreta prisão de Roque Saldanha por violar medidas cautelares

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (27) a prisão do radialista bolsonarista Roque Saldanha, de Governador Valadares (MG), por descumprimento de medidas cautelares impostas pela Justiça.


Na terça-feira (26), Saldanha publicou um vídeo nas redes sociais em que exibe a tornozeleira eletrônica rompida, afirma que não usará mais o equipamento e profere ofensas graves ao ministro. No mesmo vídeo, ele desafia Moraes e diz que não acatará as ordens judiciais.


Saldanha havia sido preso em janeiro de 2023 durante as operações da Polícia Federal (PF) relacionadas aos atos golpistas contra a democracia. Após passar 10 dias detido, foi liberado sob a condição de cumprir medidas restritivas, como o uso da tornozeleira. No entanto, desde então, vinha utilizando suas redes sociais para questionar o sistema eleitoral, incentivar atos antidemocráticos e ameaçar resolver divergências políticas “na bala”.


O episódio mais recente, envolvendo a quebra deliberada da tornozeleira e os ataques ao ministro, motivou a decisão de Moraes, que classificou a conduta como uma afronta direta ao Judiciário e às medidas legais. Saldanha foi detido novamente pela Polícia Federal e deve responder por desrespeito às condições impostas e incitação contra a democracia.


A prisão reforça a postura do STF em coibir ações que desafiem a ordem constitucional e incentivem a desobediência às decisões judiciais.

Você pode compartilhar esta noticia!

author

Redação GNMT