Léo Pereira teve grande atuação em Racing x Flamengo — Foto: Adriano Fontes/Flamengo
Léo Pereira teve grande atuação em Racing x Flamengo — Foto: Adriano Fontes/Flamengo

Rubro-Negro empata com o Racing na Argentina e volta a uma decisão continental em Lima; clube pode se tornar o primeiro tetracampeão brasileiro da América

O Flamengo está novamente na final da Copa Libertadores da América. Na noite desta quarta-feira (29), o time comandado por Filipe Luís empatou com o Racing, em Buenos Aires, e garantiu vaga na decisão marcada para o dia 29 de novembro, no Estádio Monumental de Lima, no Peru — o mesmo palco onde o Rubro-Negro conquistou a América em 2019.


Com o resultado, o clube carioca disputará a quinta final de Libertadores de sua história, sonhando com um feito inédito: tornar-se o primeiro brasileiro tetracampeão da competição. Campeão em 1981, 2019 e 2022, o Flamengo quer escrever mais um capítulo histórico e consolidar sua hegemonia recente no continente.


O adversário do time rubro-negro sairá do confronto entre Palmeiras e LDU de Quito, que se enfrentam nesta quinta-feira (30), no Allianz Parque, em São Paulo. Os equatorianos venceram o jogo de ida por 3 a 0, no Equador, e chegam em vantagem.


Caso o Palmeiras avance, o Brasil voltará a ter uma final entre gigantes, reeditando a decisão de 2021 — vencida pelo time paulista em Montevidéu.



 Histórico do Flamengo na Libertadores


Desde sua estreia no torneio continental, o Flamengo acumula uma trajetória marcante. A semifinal contra o Racing foi a sétima da história rubro-negra. Ao todo, são cinco classificações para a final (1981, 2019, 2021, 2022 e 2025) e duas eliminações (1982 e 1984).


Confira o retrospecto nas decisões:

1981 (Cobreloa) – 2x1 no Maracanã; 0x1 em Calama; 2x0 em Montevidéu

2019 (River Plate) – 2x1 em Lima (final única)

2021 (Palmeiras) – 1x2 em Montevidéu (final única)

2022 (Athletico-PR) – 1x0 em Guayaquil (final única)


 Os maiores campeões da Libertadores


A lista dos maiores vencedores do torneio segue liderada pelos argentinos. Veja o ranking atualizado:

Independiente (ARG) – 7 títulos

Boca Juniors (ARG) – 6 títulos

Peñarol (URU) – 5 títulos

River Plate (ARG) e Estudiantes (ARG) – 4 títulos

Olímpia (PAR), Nacional (URU), São Paulo, Palmeiras, Santos, Grêmio e Flamengo – 3 títulos


Tanto Flamengo quanto Palmeiras podem se tornar tetracampeões em 2025, um marco inédito para o futebol brasileiro.


 A final em Lima


A decisão da Libertadores de 2025 acontecerá em 29 de novembro, no Estádio Monumental de Lima, no Peru. O local traz boas lembranças para o torcedor rubro-negro: foi ali que o Flamengo venceu o River Plate por 2 a 1, em 2019, encerrando um jejum de 38 anos sem o título continental.


Com elenco estrelado e experiência em decisões, o Flamengo busca mais uma vez a Glória Eterna — e a chance de consolidar seu nome entre os grandes da América do Sul.

Você pode compartilhar esta noticia!

author

Luciano Feitosa - Engenheiro da Bola

Jornalista Esportivo