A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) concluiu que o incêndio que atingiu um prédio da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande teve origem em uma falha elétrica, descartando a hipótese de incêndio criminoso.
Segundo a perícia, os levantamentos indicam que as chamas começaram na parte superior de uma câmara fria utilizada para armazenar alimentos da merenda escolar, instalada no Anexo I da Secretaria de Educação.
A conclusão foi baseada na análise dos vestígios encontrados no local, imagens de câmeras de segurança e depoimentos de testemunhas. Durante os trabalhos, os peritos também utilizaram drones para auxiliar na inspeção da área atingida.
De acordo com o perito criminal Augusto César de Figueiredo, não foi possível identificar a causa exata da falha elétrica. Entre as hipóteses avaliadas estão sobrecarga na rede elétrica, curto-circuito ou descarga elétrica contínua.
No prédio eram armazenados alimentos, materiais e equipamentos destinados às unidades da rede municipal de ensino.
Após a conclusão da perícia no local, o imóvel foi liberado para a continuidade das investigações conduzidas pela Polícia Civil.
O laudo pericial completo deve ser concluído em até 30 dias e reunirá os resultados das análises técnicas, imagens de monitoramento, depoimentos e a reconstituição da dinâmica do incêndio.
O incêndio ocorreu na noite de 17 de junho e atingiu um depósito da Prefeitura de Várzea Grande utilizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.
As chamas começaram no galpão onde eram armazenados materiais e alimentos da merenda escolar, se espalharam para uma estrutura vizinha e também atingiram o pátio de um posto de combustíveis localizado ao lado do imóvel.
Apesar dos danos materiais, não houve registro de feridos.