As forças de segurança realizaram na noite deste sábado (20) mais uma etapa da Operação Lei Seca em Rondonópolis. A fiscalização aconteceu na Rua Dom Pedro II, na Vila Aurora, e resultou em oito prisões, dezenas de autuações e 44 veículos removidos.
De acordo com o balanço oficial da 10ª edição da Operação Lei Seca de 2026, sete motoristas foram presos por embriaguez ao volante, crime previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, uma pessoa respondeu a Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por dirigir sem habilitação, gerando perigo de dano.
Durante a ação, foram realizados 107 testes de alcoolemia e 105 veículos passaram por fiscalização. Ao todo, as equipes emitiram 83 autos de infração de trânsito.
Entre as principais irregularidades constatadas estão 25 casos de veículos sem registro ou licenciamento, 16 condutores sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), 11 motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool e outros seis que se recusaram a realizar o teste do bafômetro.
A operação também resultou na remoção de 44 veículos, sendo 30 automóveis e 14 motocicletas. Quatro ocorrências envolveram menores de idade, acompanhados pelas equipes do sistema socioeducativo.
A fiscalização contou com a atuação integrada de diversos órgãos de segurança e trânsito, incluindo Polícia Militar, Polícia Civil, Detran, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Polícia Penal, Politec e Corpo de Bombeiros Militar.
Segundo as autoridades, a Operação Lei Seca tem como objetivo principal combater a combinação de álcool e direção, reduzir acidentes de trânsito e aumentar a segurança de motoristas, passageiros e pedestres nas vias da cidade.