CBMMT
CBMMT

Bombeiros flagram homem colocando fogo em área rural e prendem em MT

Um homem foi preso em flagrante após ser surpreendido pelo Corpo de Bombeiros colocando fogo em uma área particular na zona rural de Alto Araguaia, a 418 km de Cuiabá, na segunda-feira (15). Ele alegou ser filho do proprietário do terreno e agora responderá por crime ambiental.

O foco de incêndio foi identificado por meio de monitoramento via satélite, que acionou equipes do 2º Comando Regional de Rondonópolis. Ao chegarem ao local, os bombeiros encontraram o suspeito iniciando as chamas e ainda constataram outras irregularidades ambientais, como queima de madeira acumulada, desmatamento em Área de Preservação Permanente (APP) e alteração do solo com maquinário agrícola sem autorização.

A Polícia Militar foi chamada e levou o homem à Delegacia da Polícia Civil, onde ele foi autuado em flagrante com base na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998). A pena pode incluir multa e até prisão.

De acordo com o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel Rafael Ribeiro Marcondes, além da prisão, o homem também deve ser multado administrativamente. “Mato Grosso adota política de tolerância zero contra crimes ambientais. A responsabilidade será apurada em todas as esferas”, destacou.

Somente em 2025, o Corpo de Bombeiros já aplicou R$ 79,3 milhões em multas relacionadas a crimes ambientais, alcançando mais de 114 propriedades e 108 mil hectares autuados.

O uso do fogo está proibido em todo o estado durante o período crítico de estiagem:

  • Pantanal: 1º de junho a 31 de dezembro

  • Amazônia e Cerrado: 1º de julho a 30 de novembro

  • Áreas urbanas: durante todo o ano

Denúncias podem ser feitas pelo 193 (Bombeiros) ou 190 (PM).

Você pode compartilhar esta noticia!