O governador Mauro Mendes (DEM) encaminhou para a Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (10) um projeto para prorrogar o pagamento de verba indenizatória aos profissionais da Saúde. A prorrogação ocorre em razão do aumento dos casos de covid-19 e também do surto da gripe H3N2.
Caso aprovado, o adicional continuará a ser pago até junho deste ano, com valores entre R$ 500 e R$ 2.250. A verba havia sido aprovada em julho de 2020 e foi prorrogada pela lei 678/2021 até o final do ano passado. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), mais de 4,2 mil servidores já foram beneficiados.
O recurso é destinado especificamente aos servidores que atuam na linha de frente do combate à pandemia de covid-19 nas unidades hospitalares, ambulatoriais e áreas finalísticas da SES.
A verba indenizatória não é fixa e está relacionada à situação de cada profissional junto às unidades. O benefício também não é válido para os profissionais contratados e remunerados exclusivamente pelo sistema de plantão, pois o valor a ser recebido é exatamente aquele previsto em edital do processo seletivo correspondente.
Além dos casos de covid, Mato Grosso também está registrando casos de gripe e a combinação das duas doenças, apelidada de 'flurona'. Diante desse cenário, a SES já está planejando a ampliação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), já que a taxa de ocupação vem aumentado nas últimas semanas e já passou de 54% nesta segunda, próxima da zona de alerta (60%).
Em entrevista à TV Mais, afiliada da TV Cultura em Mato Grosso, o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, considerou reabrir o Centro de Triagem da Covid, localizado na Arena Pantanal, caso os números da pandemia continuem a subir ainda mais.
“Se houver um agravamento, e nós já estamos fazendo planejamento para isso, muito provavelmente vamos ter que ampliar leitos de UTI, vamos ter que ampliar leitos de enfermaria para acudir a população”, afirmou o secretário, que deve sair do cargo nos próximos dias para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.