Reprodução/PF
Reprodução/PF

Garimpo ilegal: bens de mais de R$ 12 milhões são bloqueados em ação da PF em MT

A Polícia Federal prendeu quatro pessoas nesta quinta-feira (4) durante a Operação Fragmentos, que combate o garimpo ilegal em áreas próximas à Aldeia Ikarej (Pepuj), dentro da Terra Indígena Zoró, em Rondolândia (1.600 km de Cuiabá).

Além das prisões, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e determinada uma medida cautelar de bloqueio de bens e valores que somam mais de R$ 12 milhões, conforme ordem da Vara Federal Cível e Criminal de Juína (737 km de Cuiabá).

Durante a ação, os agentes localizaram acampamentos clandestinos, áreas desmatadas e estruturas utilizadas na extração de ouro. Também foram identificados os responsáveis pela logística e financiamento da atividade criminosa.

As investigações começaram a partir de representações do Ministério Público Federal (MPF) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), que denunciaram a exploração ilegal de ouro e madeira na região.

A operação contou com apoio do Ibama e da própria Funai. O material apreendido passa por análise, e a PF deve aprofundar as investigações para identificar outros envolvidos no esquema.

Você pode compartilhar esta noticia!